Se o seu Delivery trabalha com o iFood e você quer meios para se relacionar com seus clientes, aumentando o engajamento deles com seu negócio, veja como realizar a integração com o VipCard TôLá.
Como funciona?
A integração entre o iFood e o VipCard TôLá permite que o cadastro do cliente seja automatizado, enviando para a plataforma automaticamente o Nome, CPF e o valor do pedido que o cliente realizou, possibilitando a pontuação automática.
Premissas
A integração entre o VipCard TôLá e o iFood foi projetada para quem utiliza o Gestor de Pedidos diretamente do iFood, sem nenhum sistema / software adicional.
Portanto, observe que há alguns requisitos que você deve cumprir antes de ativar a integração entre o iFood e o VipCard TôLá, evitando qualquer problema operacional.
- Se você trabalha com algum sistema de vendas (Software no PDV) que já está conectado / integrado ao iFood, não habilite a integração. Neste caso o ideal é fazermos a integração com o seu sistema de vendas / PDV.
- Você deve configurar o horário real de funcionamento do seu delivery dentro do iFood, não utilize a opção de 24 horas aberto. Veja mais detalhes abaixo.
3 Passos para Fidelizar seus clientes de Delivery
Passo 1: Comunicação
Divulgue que o seu Delivery possui um programa de fidelidade e que há vantagens para o cliente na participação:
Crie uma arte e insira na embalagem ou envie um folheto com um QR Code que aponta para o endereço do programa de fidelidade.
Nesta arte informe: Cadastre-se em nosso programa de fidelidade e acumule vantagens, não esqueça de utilizar o mesmo CPF informado no iFood para já acumular os pontos deste pedido.
ATENÇÃO: o cadastro do seus clientes será realizado de forma automática pela Integração, porém por regra do iFood e do VipCard TôLá que respeitam a lei n° 13.709 (LGPD) conforme documentado aqui os únicos dados pessoais de seus clientes enviados na integração são o Nome e CPF. Este é o motivo por qual você precisa enviar junto com seu pedido um folheto / QR Code para que o cliente realize seu cadastro com o mesmo CPF que ele utiliza no iFood em seu programa de fidelidade, para que os dados do cliente sejam seus, respeitando a lei.
Dica: Para criar QR Code grátis, basta acessar este endereço: https://www.the-qrcode-generator.com/ e utilizar a opção URL, inserindo o endereço do seu programa de fidelidade. Se precisar de ajuda, acione com nosso time e ter alguns exemplos. |
Passo 2: Configuração da Integração
- Seu programa de Fidelidade deve estar configurado com o Meio de Cadastro através do CPF. Verifique essa configuração antes de prosseguir, se tiver dúvidas fale com nosso time.
- Abra um chamado no iFood pelo portal de parceiros e solicite as credenciais (usuário e senha) para integrar com a software house VipCard TôLá com o CNPJ 27.437.329/0001-70.
- De posse do usuário e senha (passo anterior) entre em sua plataforma, vá em “Configurações do Sistema” > “Integrações” > “IFood” > “Quero Integrar”;
- Copie o usuário e senha de integração que o IFood te enviou
- Informe se você quer considerar o valor de frete do pedido de seu cliente como parte da pontuação ou não.
Pronto!🎉
Todos os seus pedidos confirmados por você, no gestor de pedidos, entrarão em uma fila de integração (pontuação automática), os pedidos podem levar até 1h para aparecerem na sua plataforma de fidelidade.
ATENÇÃO: A integração do VipCard TôLá poderá abrir a sua loja no momento que estiver consultando seus pedidos para pontuar seus clientes, portanto, não esqueça de configurar no portal de parceiros o seu horário de funcionamento – importante não selecionar a opção de 24 horas, conforme imagem abaixo:
Dica: Se você não for abrir a sua loja você deve configurar no portal do parceiro que não abrirá, assim a Integração não irá conseguirá abrir sua loja.
Passo 3: Automação de Marketing
Agora que você já divulgou para seu cliente que possui um programa de fidelidade e que eles já estão se cadastrando, basta habilitar as automações de marketing para incentivar a compra recorrente.
Por você ser um delivery, recomendamos que você habilite os seguintes recursos:
- Boas-vindas: Será uma notificação que seu cliente receberá por WhatsApp, E-mail e/ou SMS notificando que ele está participando do programa.
- Dica: Dê alguns pontos pelo cadastro no programa, algo que corresponda ao valor de uma sobremesa para incentivar ele a comprar novamente.
- Dica: Dê alguns pontos pelo cadastro no programa, algo que corresponda ao valor de uma sobremesa para incentivar ele a comprar novamente.
- Pós-pontuar: Habilite a notificação de pontuação, assim quando a integração do iFood e do VipCard TôLá sincronizarem o pedido, seu cliente será notificado via WhatsApp, E-mail e/ou SMS que acumulou pontos.
- Pesquisa de Satisfação: Habilite a notificação de pesquisa de satisfação, dessa maneira seu cliente receberá uma mensagem no WhatsApp, E-mail e/ou SMS para que ele conte como foi a experiência dele, se o tempo de entrega, qualidade da refeição e etc.
- Dica: Dê pontos extras pela resposta da pesquisa, assim você conseguirá aumentar o engajamento e a recorrência.
