VipCard TôLá

Pacotes Promocionais: Plataforma + Automação via WhatsApp + Implementação + Aplicativo

Visão Geral

Seu programa de fidelidade na plataforma do VipCard TôLá conta com diversas automações do marketing de relacionamento e o objetivo aqui é que você mantenha o contato com o cliente, de maneira automatizada para que você não tenha trabalho extra.

As principais automações disponíveis na plataforma são:

  • Boas-Vindas: É disparada uma mensagem via E-mail e/ou SMS e/ou WhatsApp no momento do cadastro do cliente.
    Quando usar: É um jeito de você dar as boas-vindas para o cliente e explicar as vantagens do programa de fidelização.
  • Pontuação Inserida: É disparada uma mensagem via E-mail e/ou SMS e/ou WhatsApp sempre que seu cliente fizer uma compra identificada.
    Quando usar: É o momento de agradecer a compra, informar quantos pontos foram inseridos e o saldo atual dele; veja mais aqui.
  • Resgate de Prêmio: É disparada uma mensagem via E-mail e/ou SMS informando que os pontos do cliente foram debitados.
    Quando usar: Utilize essa automação para formalizar o débito dos pontos e parabenizar pelo resgate do prêmio; veja mais aqui.
  • Sentimos sua Falta: Sempre que o seu cliente ficar um tempo sem fazer uma compra identificada, o sistema irá disparar uma mensagem via E-mail e/ou SMS.
    Quando usar: É um bom momento para você fazer uma promoção e dar alguma vantagem para o cliente para incentiva-lo a voltar; veja mais aqui.
  • Saldo Mensal: Seu cliente receberá via E-mail e/ou SMS uma vez por mês o saldo de pontos e quantos pontos irão expirar nos próximos 30 dias; veja mais aqui.
    Quando usar: Habilite a comunicação para lembrar seu cliente que ele faz parte do seu programa, se possível inclua alguma informação de que clientes fidelizados possuem vantagens que quem não está cadastrado não possui.
  • Saldo Suficiente para Resgate: Seu cliente receberá via E-mail e/ou SMS uma vez por mês (todo dia 15) uma informação que ele já possui pontos suficientes para resgate; veja mais aqui.
    Quando usar: Habilite a automação para incentivar seu cliente a resgatar seus pontos. É um jeito de fazer venda cruzada, já que ele provavelmente vai querer resgatar o benefício.
  • Aniversário: No dia do aniversário do seu cliente ele receberá via E-mail e/ou SMS uma mensagem de parabéns; veja mais aqui.
    Quando usar: O aniversário do cliente é um gatilho de compra, portanto aproveite a comunicação para parabeniza-lo e oferecer alguma vantagem, como um desconto que é valido no dia do seu aniversário.

Como as automações via e-mail funcionam?

Nossos sistemas ficam constantemente verificando se há algum evento que está relacionado com uma automação, seja uma pontuação, aniversário do cliente, se o cliente está há um tempo sem fazer compras e etc. e neste momento os e-mails são enviados.

Nós sempre recomendamos que os e-mails sejam personalizados com as TAGs, isso evita que eles caiam em SPAM e aumenta a taxa de abertura. Você também pode disparar os e-mail pelo seu domínio através do seu domínio via SMTP e utilizar o rastreamento para acompanhar a abertura e entrega das mensagens.

O e-mail é a forma mais comum, menos invasiva e utilizada para comunicação; por ser o meio que mais converte em vendas segundo o Gartner (fonte: artigo) recomendamos que você habilite as mensagens para gerar um contato passivo e que não seja esquecido.

Como as automações via SMS funcionam?

Do mesmo jeito que as automações via e-mail detectam eventos na plataforma, os SMS funcionam da mesma maneira e você pode enviar pelas automações ou através do SMS Marketing, saiba mais aqui.

O uso de SMS traz algumas vantagens que podem potencializar seu programa de fidelidade, como:

  • Alta taxa de abertura de 98%! Praticamente todos os SMS enviados são abertos e o VipCard TôLá só cobra pelos enviados, se algum der problema ou não puder ser entregue não há custos. Veja mais aqui.

    • Custos menores do que os canais tradicionais. Veja os custos dos pacotes de SMS aqui.

    • Tempo médio para leitura de apenas 90 segundos: Como o meio padrão de comunicação pessoal virou o WhatsApp, as comunicações institucionais pelo SMS são abertas rapidamente e não dependem de internet.

    • Alto ROI (taxa de conversão): Utilize o SMS para promoções pontuais além das automações, ele é útil para aumento de conversão de vendas.

    • Alcance mais focado e assertivo que os demais canais: Como você já tem o contato do cliente, o SMS acaba sendo mais rápido que qualquer outro canal.

Como o WhatsApp funciona na plataforma do VipCard TôLá?

O WhatsApp tem sido o meio de comunicação mais utilizado informalmente entre as pessoas e, portanto, é um importante canal para você se relacionar com seus clientes.

Disponibilizamos na plataforma 2 meios de utilizar o WhatsApp:

  • Comunicação Individual: No perfil do seu consumidor / cliente cadastrado há um botão de WhatsApp para que você consiga falar com seu cliente diretamente pelo WhatsApp Web;
  • Indicação de Amigos: Depois de habilitado, você pode permitir que seu cliente indique os contatos dele participem do programa. É um jeito de divulgar, através dos seus clientes, o seu programa de fidelidade.

Posso habilitar automações de marketing via WhatsApp?

Desde o final de 2018 o WhatsApp e o Facebook liberaram uma API (meio de integração de sistemas) para que empresas utilizem o WhatsApp em seus sistemas, porém há uma política rígida de privacidade com diversas considerações, veja mais aqui.

O WhatsApp quer que comunicações como entrega de produtos, envio de ingressos e confirmações de eventos possam ser automatizados, isto quer dizer que o início da conversa deve ser sempre de iniciativa do cliente. Por isso, não será possível o envio de mensagens promocionais ou anúncios diretamente pelo WhatsApp por enquanto.

Essa política explica o porque nós, geralmente, não recebemos em nosso WhatsApp comunicações e mensagens promocionais da mesma maneira que recebemos em nosso e-mail.

Quais são os próximos passos com o WhatsApp?

O VipCard TôLá está rodando um programa BETA com alguns clientes para mensagens não promocionais sejam automatizadas via WhatsApp, isto é, a mensagem de boas-vindas e de pontuação inserida.

Quando o WhatsApp permitir que as mensagens automáticas sejam liberadas para todos os clientes, iremos disponibilizar o recurso para todos.

Enviar mensagens via WhatsApp terá custo?

Sim e Não. Se você estiver utilizando o recurso de indicação de amigos ou o de conversas individuais, não haverá custos e o recurso já está disponível para que você utilize hoje.

Para mensagens automáticas, o WhatsApp cobra uma taxa de utilização e outra de mensagem enviada, você pode consultar a tabela aqui.

Provavelmente o custo de envio de mensagens via WhatsApp será bastante superior ao custo de envios via SMS.

Sabemos que esse recurso é uma demanda de centenas de clientes nossos e estamos trabalhando diariamente para cuidar do tema, com velocidade e integridade, respeitando as políticas dos serviços.

Se tiver dúvidas, fale com nossa Central de Ajuda em ajuda@tola.com.br

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